Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

AO CONTRÁRIO, AS CEM EXISTEM- Lóris Malaguzzi

 

A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos.
Cem pensamentos.
Cem modos de pensar, de jogar e de falar.
Cem sempre.
Cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem línguas (e depois cem, cem, cem)
Mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos,
De fazer sem a cabeça,
De escutar e de não falar,
De compreender sem alegrias,
De amar e de maravilhar-se
Só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir um mundo que já existe
E de cem
Roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação,
o céu e a terra, a razão e o sonho,
São coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe, enfim, que as cem não existem
A criança diz:
Ao contrário, As cem existem.

Um comentário:

  1. O respeito à infância das crianças é fundamental em seu processo de desenvolvimento aprendizagem. A escola tem por função social educar, formar, instruir, oportunizar espaços de criação e produção de cultura infantil, vivenciar valores humanos, acolher, entre muitas outras coisas que são importantes na vida de nossas crianças.
    Afinal, "AS CEM EXISTEM".
    Beijos e boa noite!!!

    ResponderExcluir